HOME NOTÍCIAS SAC - OUVIDORIA CLIENTES
     
   
   
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

    Desde 1986, a indústria de vidro no Brasil desenvolve um programa de reciclagem permanente baseado num processo de educação e instalação dos chamados "papa-vidros" em diversos locais públicos e privados. O programa contempla um suporte técnico na criação de centros de tratamento, para onde é encaminhado o material vítreo coletado, o qual é selecionado, descontaminado, esmagado (moído), lavado e, finalmente, encaminhado para indústria, onde novamente será reutilizado como matéria-prima no fabrico de novos vidros.

    Para produzir materiais vítros, há considerável gasto com energia para alimentar os fornos que fundem o vidro. Dependendo do tipo de vidro, a temperatura pode variar entre 1500 e 1600ºC em contínua produção; o forno normalmente é alimentado por óleo combustível, gás natural ou, em alguns casos, eletricidade. A fusão é a etapa que gasta mais energia, perfazendo aproximadamente 80% do total usado para transformar o mineral, por exemplo, numa garrafa.

    A reciclagem de vidros significa também uma economia significativa de energia, já que o vidro reciclado contém uma energia que, de outra forma, deveria ser fornecida. Comparativamente, a temperatura usada para refundir o vidro reciclado é menor e permite economizar cerca de 100 litros de óleo combustível (ou seu equivalente) para cada tonelada de vidro produzido.

    No Brasil, o vidro ainda corresponde a 3% dos resíduos urbanos, mas é bem possível que essa porcentagem diminua, porque o vidro é material 100% reciclavel, por uma tecnologia simples, barata e consagrada, que mantém excelente qualidade nos novos produtos gerados a partir de sucata, além de haver interesse financeiro da indústria e conscientização da população. O Brasil produz atualmente cerca de 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Cerca de 25% desse total provém de matéria prima reciclada.

    Nós, como utilizadores desse produto, separamos todo o material de maneira prática e de total reaproveitamento do vidro pelas fábricas do Brasil.

    Além dessa preocupação, estamos alterando nosso material publicitário de papel novo, para papel reciclado, apoiando o meio ambiente contra o desmatamento ilegal.

 
 
 
 
 
Cadastre-se receba nossas novidades
 
   
 
 Primo Vidros - Todos os direitos reservados
 
 
 
Primo Vidros Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados Powered by FUTURAWEB